Uma breve conversa sobre a leitura na Infância
Leitura na infância: um convite que começa no retorno às aulas
As aulas estão retornando e a escola se enche novamente de vida. Educadores animados, crianças curiosas, um cenário vibrante de reencontros, ideias e planos. É uma verdadeira festa! Neste momento, que também é hora de planejar, torna-se essencial refletir sobre a importância da leitura na escola.
Leitura como ponto de partida… mas também como ponto de chegada
Muitas vezes enxergamos a leitura como ponto de partida para as atividades pedagógicas. Por exemplo, ao usar um livro sobre identidade para iniciar um trabalho com esse tema no início do ano. Está errado? De forma alguma!
No entanto, quando falamos de leitura na infância, precisamos ir além da leitura com fins didáticos. É preciso cultivar o livro como fonte de prazer, imaginação e descoberta — um objeto que pode ser lido simplesmente por ser lido. Está tudo bem não comentar depois. Ler para viajar, para imaginar, para sonhar junto com autores e ilustradores.
![]() |
Imagem de Hermann Kollinger por Pixabay |
Leitura por prazer também é compromisso da escola
Há quem pense que esse tipo de leitura não se encaixa na rotina escolar por causa das muitas demandas. Mas é justamente na escola que essa prática precisa encontrar espaço.
A leitura por prazer pode surgir no início da aula, ao final de uma atividade, durante uma visita à sala de leitura, na biblioteca ou até como tarefa de casa — desde que o aluno possa escolher o que ler e como ler. Esses momentos livres e afetivos com o livro são fundamentais para formar leitores.
Espaços leitores: a escola como ponte para o universo literário
É fundamental criar, desde os primeiros dias de aula, espaços que aproximem as crianças dos livros. Cantinhos de leitura, salas temáticas, contações de histórias, ambientações literárias e a organização cuidadosa da Sala de Leitura são caminhos para despertar esse vínculo.
Quando a escola desperta o desejo pela leitura, torna-se mais fácil envolver também as famílias e a comunidade. Afinal, nossos estudantes merecem esse acesso ao mundo literário — e nós, professores, somos os guardiões dessa chave.
Ler com as crianças, para as crianças e entre as crianças é plantar sementes que florescerão por toda a vida.
2 Comentários
passando para desejar um lindo e feliz fim de semana bjs com muita saude
ResponderExcluirOntem mesmo,ouvindo os anseios de uma mãe sobre seu filho ainda não ler convencionalmente,sugeri que o leve para comprar livros,revistas,mangás...tudo que lhe desperte o interesse. Então tendo esse contato,no tempo dele a leitura acontecerá.
ResponderExcluirEle está no Infantil 5,ela quer que ele leia cada placa na rua.
Até breve Vanessa!
Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!