Descobrindo as Estações do Ano com os Pequenos: Aprender com o Tempo e a Natureza

Descobrindo as estações do ano

As estações do ano fazem parte do cotidiano das crianças, mesmo que elas ainda não percebam conscientemente essas mudanças. Ensinar esse tema desde a Educação Infantil até os primeiros anos do Ensino Fundamental é uma excelente oportunidade para explorar fenômenos naturais, desenvolver a observação e promover a curiosidade sobre o mundo ao redor.

Na perspectiva da BNCC, o ensino das estações do ano está relacionado aos campos de experiência da Educação Infantil e ao componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A proposta é que as crianças vivenciem experiências significativas que estimulem a escuta, a expressão, o olhar investigativo e a construção de noções sobre o tempo e os ciclos da natureza.

Na Educação Infantil: onde tudo começa

Na Educação Infantil, o foco é proporcionar vivências concretas que favoreçam a percepção das transformações do ambiente ao longo do tempo. Trabalhar as estações do ano nessa etapa contribui para ampliar o repertório das crianças sobre a natureza, os climas e os ciclos da vida.

Campos de Experiência mais relacionados:

  • O eu, o outro e o nós: percebendo e respeitando as diferenças culturais e regionais das estações.
  • Corpo, gestos e movimentos: explorando danças, gestos e dramatizações ligadas às estações.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: observando o tempo, os ciclos naturais e suas mudanças.
  • Traços, sons, cores e formas: produzindo artes com cores e elementos de cada estação.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação: participando de rodas de conversa, leituras e dramatizações temáticas.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais: aprofundando percepções

Habilidades da BNCC relacionadas:

  • 1º ano – Ciências Naturais
    - EF01CI02: Identificar e descrever, com base na observação, as principais características das estações do ano em diferentes regiões do país.
    - EF01CI03: Associar os diferentes tipos de roupas, alimentos e hábitos às estações do ano.
  • 2º ano – Ciências Naturais
    - EF02CI02: Identificar mudanças no ambiente em diferentes estações do ano e relacioná-las aos comportamentos de animais e às atividades humanas.
    - EF02CI04: Comparar diferentes paisagens e reconhecer que elas se modificam com o tempo, inclusive com as mudanças sazonais.
     
    Crianças fazendo atividades sobre as estações do Ano

     

Sugestões de Atividades para Trabalhar as Estações do Ano

Atividades práticas com propostas de sistematização escrita para Educação Infantil

1. Linha do Tempo Ilustrada das Estações

As crianças constroem uma linha do tempo em cartaz, com colagens, elementos naturais, tecidos ou pinturas que representem as quatro estações.

✏️ Atividade escrita sugerida:

"Diário da Estação" – Após a construção, cada criança desenha algo que viu/fez no dia da atividade e dita ao professor uma frase que ele escreve ao lado do desenho, por exemplo: "Hoje vimos folhas secas e fizemos colagem."

2. Jogo da Mala

Brincadeira simbólica de montar uma mala com roupas adequadas para cada estação, usando peças reais ou figuras.

✏️ Atividade escrita sugerida:

"Lista da Mala" – Após a brincadeira, as crianças colam imagens de roupas ou desenham os itens escolhidos e o professor escreve com elas os nomes ou pequenas frases: “Na mala do inverno tem gorro.”

3. Dramatizações

Encenação de cenas que representam as estações, com movimentos, sons e objetos típicos (como folhas no outono, flores na primavera, etc.).

✏️ Atividade escrita sugerida:

"História Encenada" – Após a apresentação, registre coletivamente com as crianças o que aconteceu na dramatização. O professor pode escrever no quadro frases ditadas pelo grupo e, depois, cada criança pode ilustrar uma parte da encenação.

4. Álbum Fotográfico das Estações

As crianças montam um mural coletivo com fotos trazidas de casa ou registros da escola em diferentes condições climáticas.

✏️ Atividade escrita sugerida:

"Minha Foto do Tempo" – Cada criança escolhe uma foto do mural e faz um desenho representando o que viu. Em seguida, dita uma legenda curta: “Eu estava com casaco porque estava frio.” O professor escreve e cola junto do desenho.

5. Arte com Cores das Estações

Atividades com pintura e colagem utilizando cores associadas a cada estação: tons quentes para o verão, tons frios para o inverno, etc.

✏️ Atividade escrita sugerida:

"Cores da Estação" – Após a pintura, o grupo nomeia as cores que usou, e o professor escreve com as crianças uma lista ou mural com frases como: “No verão usamos amarelo.” Pode ser uma escrita coletiva no cartaz das artes.

6. Leitura e Rodas de Conversa

Leitura de livros ilustrados sobre o tema, seguida de conversa coletiva sobre o que as crianças perceberam.

✏️ Atividade escrita sugerida:

"O que eu gostei da história" – Cada criança desenha sua parte preferida do livro e dita uma frase: “Gostei quando apareceu a chuva.” O professor registra e expõe junto ao desenho.

7. Calendário do Tempo

Registro diário do tempo usando símbolos visuais (sol, nuvem, vento, frio etc.).

✏️ Atividade escrita sugerida:

"Livro do Tempo" – A cada semana, a turma pode montar uma página para o “Livro do Tempo”: desenham o clima mais visto e ditam uma frase, como “Essa semana fez muito sol.” O professor escreve e encaderna como um livrinho da turma.

 Atividades práticas para Anos Iniciais com sugestões escritas

  • Produção de listas temáticas: Relacionar roupas, frutas e brincadeiras típicas de cada estação com registro escrito simples.
  • Leitura e interpretação de pequenos textos: Trabalhar com textos curtos sobre estações e perguntas para oralidade e escrita.
  • Caça-palavras e cruzadinhas temáticas: Jogos que ampliam o vocabulário e desenvolvem ortografia.
  • Produção de pequenos textos ou legendas: Escrever legendas para imagens ou pequenos relatos pessoais sobre as estações.
  • Leitura de gráficos e tabelas simples: Criar gráficos do clima diário e escrever frases de interpretação.

Finalizando...

Ao trabalhar as estações do ano com as crianças, desde a Educação Infantil até os anos iniciais do Fundamental, oferecemos oportunidades valiosas para o desenvolvimento da observação, da linguagem e da consciência sobre o mundo natural.

Mais do que conhecer o nome das estações, os pequenos aprendem a perceber os ritmos da vida, os ciclos da natureza e a importância de respeitar o tempo das coisas. A escrita, nessa etapa, entra como ponte entre o pensamento e a sistematização do conhecimento — e quanto mais significativa, mais potente se torna.

Que tal começar pela estação em que estamos agora? Olhe pela janela, sinta o clima e convide seus alunos a observar também. Há poesia em cada folha que cai e em cada flor que nasce!

Postagem atualizada em 02/08/2025

Postar um comentário

0 Comentários