Uma forma divertida e eficaz de estimular a escrita é usar imagens como ponto de partida. Hoje trago duas sugestões de atividades para trabalhar produção textual a partir de imagens sequenciadas, desenvolvendo a criatividade, a observação e a organização de ideias.
Proposta 1: Escrevendo a partir de imagens já prontas
Nesta proposta, os alunos recebem uma sequência de imagens que contam uma história. A atividade consiste em observar os quadrinhos, organizá-los na ordem correta e, em seguida, escrever a história com base nessa sequência.
Objetivo: Desenvolver a leitura de imagens e a produção de narrativas orais e escritas com início, meio e fim.
Como aplicar:
- Entregue aos alunos um conjunto de imagens (em folha impressa ou projetadas na lousa);
- Peça que numerem os quadros conforme a sequência que acreditam fazer mais sentido;
- Depois, orientem a escrita da história, incentivando que pensem nos personagens, no lugar da ação, no que acontece e no desfecho.
🎨 Proposta 2: Criando a história do zero
Essa versão parte do inverso: os alunos criam as imagens antes de escrever a história. Eles recebem três quadros em branco para desenhar a sequência da narrativa que vão inventar. Depois disso, numeram os quadrinhos e escrevem o texto.
Objetivo: Estimular a imaginação, a linguagem visual e a produção textual criativa.
Como aplicar:
- Distribua uma folha com três quadros em branco;
- Peça que os alunos desenhem uma sequência de acontecimentos criada por eles mesmos;
- Depois, devem numerar os quadrinhos e escrever a história com base no que criaram.
💬 Por que vale a pena?
Essas atividades aproximam o aluno da escrita de maneira lúdica e significativa, pois partem de imagens — algo concreto e familiar — para chegar à linguagem escrita, desenvolvendo a expressão, a criatividade e a capacidade de organização do pensamento.
Se quiser, posso disponibilizar modelos prontos para imprimir ou adaptar para sua turma. É só deixar um comentário! 😊
0 Comentários
Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!