Pequenos Leitores, Grandes Aventuras: Projeto de Leitura Inovador para o 1º Ano do Ensino Fundamental

by - 00:00

 Um projeto encantador que alia leitura, sensorialidade, tecnologia e multiletramentos para desenvolver o gosto pela leitura desde os primeiros anos escolares.

"Expositor de livros infantis em madeira com obras coloridas, ideal para ambiente de leitura no 1º ano
Imagem Pexels - Nguyễn Tiến Thịnh 

Por que investir em um projeto de leitura no 1º ano?

Incentivar a leitura desde os primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para a formação de leitores autônomos, críticos e apaixonados por histórias. Nesta fase, em que as crianças estão em processo de alfabetização, é fundamental que elas vivenciem a leitura como uma experiência sensorial, criativa e prazerosa.

Inspirado na abordagem dos Multiletramentos, proposta por estudiosos como Roxane Rojo, este projeto vai além do livro físico. Ele convida os pequenos a lerem com os olhos, ouvidos, mãos e coração — conectando diferentes linguagens e tecnologias ao universo literário.
 

Objetivos do Projeto

Objetivo Geral:

Estimular o prazer pela leitura e desenvolver habilidades de leitura e interpretação desde o 1º ano do Ensino Fundamental.
 

Objetivos Específicos:

  • Promover experiências significativas de leitura por meio de diversas linguagens (visual, oral, corporal, digital).
  • Desenvolver a escuta, a imaginação e a expressão criativa.
  • Estimular a leitura de mundo e de textos multimodais.
  • Envolver a família e a comunidade escolar no processo de formação leitora

Público Alvo

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em processo de alfabetização.
 

Duração

Projeto contínuo, com atividades semanais e mensais, que pode ser aplicado ao longo de todo o ano letivo.
 
 
ilustração abstrata de um livro aberto de onde sai imaginação
Pixabay images

 Sugestão de atividades para o Projeto de Leitura
 
1 Leitura em Cenários Encantados
 
Criação de espaços temáticos na sala ou na escola, como "a floresta dos livros", "o castelo das histórias" ou "o fundo do mar literário", para tornar o momento de leitura mais envolvente e mágico.
 
2 Teatro de Sombras e Leitura no Escuro
 
Leituras feitas com lanternas ou fantoches de sombra, estimulando a imaginação e a escuta ativa.
 
3. Livros com Cheiros, Texturas e Sons
 
Exploração sensorial dos livros: tecidos, aromas, objetos que reproduzem sons ou representam elementos da narrativa.

4. Leitura em Movimento
 
As crianças interpretam as histórias com o corpo, através de dramatizações, jogos de mímica ou expressão corporal.

5. Podcast de Leitores Mirins
 
Os alunos gravam áudios recontando histórias, criando um acervo sonoro que pode ser compartilhado com as famílias ou entre turmas.

6. Caça ao Tesouro Literário

Atividade lúdica com pistas que levam a um livro escondido. Estimula a leitura, a investigação e o raciocínio.
 
7. Leitura de Mundos Reais
 
Leitura de placas, receitas, embalagens, rótulos, cardápios, sinalizações... ajudando a criança a perceber que ler é parte do dia a dia.
 
8. Livro Pop-up Criado Pelos Alunos
 
Criação de livrinhos com movimento e imagens saltadas, a partir das histórias lidas em sala.
 
9. Escuta Literária com Música
 
Leitura de contos e poesias acompanhadas por trilha sonora suave e emocional, ampliando a conexão com a narrativa.
 
10. Correio Literário da Imaginação
 
As crianças escrevem (ou ditam) cartinhas para personagens e recebem respostas encantadas que reforçam o vínculo com a leitura.
 

💻 Atividades com Tecnologia: leitura e multiletramentos em ação

 11. Leitura com Realidade Virtual (VR)

Onde for possível, usar óculos de realidade virtual ou vídeos 360º para explorar cenários de livros, como florestas, planetas ou castelos encantados.

12. QR Codes Literários

Espalhar QR Codes pela escola com trechos de livros, poesias ou curiosidades. Os alunos escaneiam e interagem com o conteúdo em áudio ou vídeo.
 
13. Livro Digital Coletivo

Gravações em áudio ou vídeo feitas pelos alunos recontando histórias que, ao final do projeto, se transformam em um e-book ou apresentação digital para as famílias.
 
14. Aplicativos Interativos de Leitura

Uso de apps gratuitos com histórias animadas ou narradas que permitem à criança explorar a leitura de forma divertida.

        🟡 Importante: A tecnologia deve ser usada conforme a realidade e estrutura da escola. Mesmo com poucos recursos, é possível criar experiências significativas com um celular, um computador ou um projetor.
     
 
Criança sentada no meio de uma pilha de livros com cara de curiosa

 

Avaliação

  • Observação da participação nas atividades.
  • Registros das falas e criações dos alunos.
  • Portfólio de desenhos, produções orais, áudios e vídeos.
  • Avaliação do progresso na escuta, oralidade, leitura e criatividade.

Sugestões de Livros para o Projeto

Fundamentação Pedagógica

Este projeto está fundamentado na proposta de Multiletramentos (New London Group) e nas ideias de Roxane Rojo, que defende a importância de ampliar o conceito de leitura para além do impresso, incluindo a leitura de imagens, sons, movimentos, gestos e linguagens digitais.

💬 Quer aplicar este projeto na sua escola?

Se você é professor(a), coordenador(a) ou gestor(a) e quer inovar na sua prática, este projeto é um excelente ponto de partida! Adapte conforme a realidade da sua turma e compartilhe conosco como foi sua experiência. 
 
 
 📘📘📘📘📘📘📘📘

Sugestão de leitura

 
 
Outros posts sobre este tema:
 
 
 
Até breve!

You May Also Like

0 Comments

Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!