Pequenos Leitores, Grandes Aventuras: Projeto de Leitura Inovador para o 1º Ano do Ensino Fundamental
Um projeto encantador que alia leitura, sensorialidade, tecnologia e multiletramentos para desenvolver o gosto pela leitura desde os primeiros anos escolares.
![]() |
Imagem Pexels - Nguyễn Tiến Thịnh |
Por que investir em um projeto de leitura no 1º ano?
Incentivar a leitura desde os primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para a formação de leitores autônomos, críticos e apaixonados por histórias. Nesta fase, em que as crianças estão em processo de alfabetização, é fundamental que elas vivenciem a leitura como uma experiência sensorial, criativa e prazerosa.
Objetivos do Projeto
Objetivo Geral:
Objetivos Específicos:
- Promover experiências significativas de leitura por meio de diversas linguagens (visual, oral, corporal, digital).
- Desenvolver a escuta, a imaginação e a expressão criativa.
- Estimular a leitura de mundo e de textos multimodais.
- Envolver a família e a comunidade escolar no processo de formação leitora
Público Alvo
Duração
4. Leitura em Movimento
5. Podcast de Leitores Mirins
6. Caça ao Tesouro Literário
Atividade lúdica com pistas que levam a um livro escondido. Estimula a leitura, a investigação e o raciocínio.
💻 Atividades com Tecnologia: leitura e multiletramentos em ação
11. Leitura com Realidade Virtual (VR)Onde for possível, usar óculos de realidade virtual ou vídeos 360º para explorar cenários de livros, como florestas, planetas ou castelos encantados.
12. QR Codes Literários
Espalhar QR Codes pela escola com trechos de livros, poesias ou curiosidades. Os alunos escaneiam e interagem com o conteúdo em áudio ou vídeo.
Gravações em áudio ou vídeo feitas pelos alunos recontando histórias que, ao final do projeto, se transformam em um e-book ou apresentação digital para as famílias.
Uso de apps gratuitos com histórias animadas ou narradas que permitem à criança explorar a leitura de forma divertida.
🟡 Importante: A tecnologia deve ser usada conforme a realidade e estrutura da escola. Mesmo com poucos recursos, é possível criar experiências significativas com um celular, um computador ou um projetor.
Avaliação
- Observação da participação nas atividades.
- Registros das falas e criações dos alunos.
- Portfólio de desenhos, produções orais, áudios e vídeos.
- Avaliação do progresso na escuta, oralidade, leitura e criatividade.
Sugestões de Livros para o Projeto
- O Livro com um Buraco – Hervé Tullet
- Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque
- O Menino que Aprendeu a Ver – Ruth Rocha
- A Casa Sonolenta – Audrey Wood
- O menino que não sabia ler - Mariana Caltabiano
- O lápis cor de pele do menino Marrom
- Livros de imagem (sem texto), poesias curtas, parlendas e adivinhas
Fundamentação Pedagógica
Este projeto está fundamentado na proposta de Multiletramentos (New London Group) e nas ideias de Roxane Rojo, que defende a importância de ampliar o conceito de leitura para além do impresso, incluindo a leitura de imagens, sons, movimentos, gestos e linguagens digitais.💬 Quer aplicar este projeto na sua escola?
Se você é professor(a), coordenador(a) ou gestor(a) e quer inovar na sua prática, este projeto é um excelente ponto de partida! Adapte conforme a realidade da sua turma e compartilhe conosco como foi sua experiência.
Sugestão de leitura
Outros posts sobre este tema:
0 Comments
Faça seus pensamentos presentes! Nunca se cale!!!
Obrigada por comentar!