Leitura de Imagens com Crianças: Como Usar Livros Ilustrados na Sala de Aula
Essas histórias são construídas apenas com imagens e oferecem múltiplas possibilidades de interpretação. Elas despertam a curiosidade, desenvolvem a linguagem oral e ajudam a criança a construir narrativas próprias a partir da sua leitura visual.
Essa prática é poderosa porque estimula tanto a criatividade quanto a alfabetização visual, além de fortalecer a relação das crianças com os livros desde cedo.
Veja, por exemplo, esta tirinha da artista Eva Furnari, que é um ótimo recurso para esse tipo de atividade em sala de aula:
Outra obra que tem ganhado destaque quando o assunto é leitura de imagens na literatura infantil é o livro Ida e Volta, de Juarez Machado. Altamente recomendada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a obra se destaca não apenas pela narrativa visual, mas também pelo projeto gráfico criativo, que já começa a contar a história desde a capa — com pegadas que instigam o leitor logo no primeiro olhar.
Os pareceres publicados no site da FNLIJ ressaltam a qualidade da linguagem visual, a coerência estética e a beleza da narrativa construída unicamente por imagens, o que faz desse livro um recurso valioso para professores que desejam trabalhar interpretação visual e leitura crítica de imagens com crianças.
📚 Uma leitura silenciosa que fala alto — e que abre espaço para múltiplas interpretações.
1 Comments
Eu tb tenho histórias assim em inglês! É muito legal.
ResponderExcluirEu trabalho com a Educação Infantil, pois como elas ainda não leem em inglês, a gente cria e recria histórias a partir das imagens.
Bjus, Genis
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